PDA

View Full Version : Lag? Entenda o motivo.



Centrius
01-09-2014, 12:10 AM
Lag? Entenda o motivo.

Venho por meio deste auxiliar no esclarecimento dos usuários que ainda não compreenderam o motivo do surgimento de tanto "LAG" em sua jogatina cotidiana de CABAL Online. Seguem esquemas ilustrativos visando facilitar o entendimento:

OBSERVAÇÃO: para visualizar imagens que apareçam cortadas, clique e arraste nas mesmas, jogando-as em uma nova aba de seu navegador. Assim, abrirão íntegras.

Esquemas ilustrativos:

http://i.imgur.com/ZmhxBRf.png

http://i.imgur.com/LouKnzr.png

http://i.imgur.com/bxHzL93.png

Explicações técnicas:

CÁLCULO DE LOCALIZAÇÃO:

O endereço IP utilizado no geolocalizador foi o Broadcast da faixa de IP do Datacenter. Todos os endereços dessa faixa se encontram na mesma localidade. O endereço com terminação 255 foi apenas um exemplo.

LAG e LATÊNCIA:
via Wikipédia

Lag (Latency at game, em português: latência no jogo) é uma palavra em inglês que se refere a atrasos que se podem experimentar na comunicação entre computador (internet, por exemplo), podendo aplicar-se a outras situações, como comunicação via satélite ou mesmo em comunicação escrita.

Em computação, lag refere-se ao tempo que um pacote de dados leva a partir de um computador local até ao seu destino e, depois, de volta (ver ping).

O efeito do lag é verificável quando vemos, por exemplo, um jornalista no exterior, ao vivo, leva algum tempo a responder às perguntas que lhe são feitas no estúdio. Isso provoca uma reação desagradável nos espectadores.

Em MMORPGs, lag é o elevado período de tempo em que o computador do usuário fica atrasado em relação ao servidor principal, devido à baixa taxa de transferência da conexão ou excesso de pessoas no servidor. Mas geralmente o LAG ocorre devido a distância entre o remetente e o destinatário do pacote de dados, já que, quanto maior a distância, maior o tempo o pacote demorará a chegar ao destino. Também deve-se à baixa taxa de transferência da conexão local ou então porque outros computadores dessa rede estão a ocupar bastante conexão tornando esta mais lenta.

EXEMPLO PRÁTICO:

Para exemplificar, de Belo Horizonte - MG, Brasil, até o atual Datacenter na Califórnia, em conexão com a NETVirtua (a qual considero extremamente estável), minha latência média é de 162 ms. Para uma experiência agradável de jogo, considero esse o mínimo aceitável. Muitos, entretanto, dificilmente terão acessos com essa média de latência ao considerarmos as baixas qualidades de serviço de telecomunicações no Brasil.

Considerações finais:

Espero ter deixado clara a nossa situação atual em relação aos problemas de Lag que temos passado no CABAL. Talvez não esteja realmente em nossas mãos as ferramentas para melhoria dessa situação. Cabe talvez à ESTsoft determinar se haverá migração do servidor atual para um que esteja hospedado no Brasil (apesar da baixa qualidade de serviço prestado, disponibilidade e elevados preços).

Fiquem bem, pessoal. :cool:

Pretinhobasico
01-09-2014, 01:18 AM
O problema ja havia sido resolvido logo após a transição e voltou a aparecer,Logo o servidor fora do Brasil não é o problema.


Tu tem tempo pra fazer uma coisa dessas viu.

Sigrid
01-09-2014, 02:45 AM
As vezes sinto falta dos "likes" do fórum da finada... Enfim, belo post Centrius. Paciência deve ser seu nome do meio! Hahaha.

Acho que a distância entre o datacenter e nós é um fator sim. No entanto o que parece é que a quantidade de players online durante o evento complicou um pouco mais a situação. Enfim, EST, help us!

Centrius
01-09-2014, 04:16 AM
Tu tem tempo pra fazer uma coisa dessas viu.

Insônia, prazer. A madrugada é longa quando não se consegue dormir.


As vezes sinto falta dos "likes" do fórum da finada... Enfim, belo post Centrius. Paciência deve ser seu nome do meio! Hahaha.

Acho que a distância entre o datacenter e nós é um fator sim. No entanto o que parece é que a quantidade de players online durante o evento complicou um pouco mais a situação. Enfim, EST, help us!

Sim, a quantidade de players durante o evento aumentou a latência sensivelmente. Entretanto, eu já notei uma melhora agora mais para o fim do evento. Deve ser a desilusão de muitos que gastaram com o mesmo e nada conseguiram. :P

E obrigado pelo elogio. :)

SagaStrife
01-09-2014, 05:05 AM
Insônia, prazer. A madrugada é longa quando não se consegue dormir.



Sim, a quantidade de players durante o evento aumentou a latência sensivelmente. Entretanto, eu já notei uma melhora agora mais para o fim do evento. Deve ser a desilusão de muitos que gastaram com o mesmo e nada conseguiram. :P

E obrigado pelo elogio. :)

Era realmente o que eu tinha percebido mesmo assim os custos de benefícios são altos para essa empresa EstSoft mate-los no Brasil !
Mas quem sabe se eu ganhasse na mega-sena da virada mandava ela colocar um servidor privado por ela mesmo aqui no Brasil. Isso que fique bem claro com seu funcionários competentes !
Nada de funcionários corriptos !

zHaaLLs
01-09-2014, 06:44 AM
Só acho que é obrigação deles deixarem o jogo sem latência pra gente, independente de ser caro ou não, só acho.. (:

Centrius
01-09-2014, 08:46 AM
Só acho que é obrigação deles deixarem o jogo sem latência pra gente...

Sem latência é impossível. Sempre existe latência. Ela ser baixa depende da localização do servidor em relação a você e, obviamente, os recursos de telecomunicações responsáveis por fazer essa interligação entre as partes.


...independente de ser caro ou não, só acho.. (:

Lei do capitalismo: maximize os lucros! Se hospedagem nos EUA é mais barata que no BR, assim será hospedado o servidor. A qualidade que se dane mesmo... É exatamente essa a qualidade de serviço que eles estão nos transmitindo no momento.

Tornado0fSouls
01-09-2014, 08:58 AM
O problema ja havia sido resolvido logo após a transição e voltou a aparecer,Logo o servidor fora do Brasil não é o problema.


Tu tem tempo pra fazer uma coisa dessas viu.


falow o cara que nao ajuda em nada.e sim se a data base de um jogo e fora do pais ,sim sempre tera lag

EdyMaster
01-09-2014, 09:22 AM
http://www.pingtest.net/result/91591494.png

:(

Stryer
01-09-2014, 11:23 AM
Tá lag aqui não... o Leatrix ajudou 150% aqui...

hmendesx
01-09-2014, 12:38 PM
Insônia, prazer. A madrugada é longa quando não se consegue dormir.



Sim, a quantidade de players durante o evento aumentou a latência sensivelmente. Entretanto, eu já notei uma melhora agora mais para o fim do evento. Deve ser a desilusão de muitos que gastaram com o mesmo e nada conseguiram. :P

E obrigado pelo elogio. :)


Tipo eu :)

zHaaLLs
01-10-2014, 09:40 AM
Só digo uma coisa, e quem não gostar fd-s. Pelo menos com a gamemaxx dava pra jogar.

Mimimi, Hacker, mimimi, item sumindo, mimimi falta de respeito, mimimi baba ovo da Est e o jogo tá uma merda, e pra mim tá pior do que com a finada, MUITO PIOR. !

Rubens
01-10-2014, 10:04 AM
Pior não tá. Não mesmo. Só a sensação de ir dormir e saber que na manhã seguinte seus itens estarão lá, já é um alívio.

Pisaram na bola ao dar pra trás em relação ao Ban nos editados e afins e não acabaram com aqueles bots farmadores de RoC, mas ainda assim melhorou um bocado.

zHaaLLs
01-11-2014, 10:44 AM
Pra quem curte um jogo lagado tá supimpa mesmo, amigo..

[GM] Fox
01-13-2014, 03:26 AM
olá pessoal!

Passei todas as informações possíveis a ESTsoft sobre o lag maçante no jogo no horario e alguns picos durante o dia. Assim que tiver novidades volto a retornar a vocês.

att,

[GM] Cloudy

Rubens
01-13-2014, 05:35 AM
Pra quem curte um jogo lagado tá supimpa mesmo, amigo..

Melhor o jogo lagado da EST do que o largado na Gmaxx. Ninguém vai morrer porque não consegue recuar no combo ou porque o leilão travou.

E não sou teu amigo.

zHaaLLs
01-13-2014, 12:18 PM
Obrigado pela resposta GM.

@Offtopic

'' Amigo '' é apenas uma forma de dizer, não disse que tenho nenhum vinculo com você e nem quero ter.

Você deve ser mais um daqueles mancos que não ligam pra nada e que não faz questão disso. (:

[GM] Fox
01-16-2014, 03:23 AM
Olá pessoal!

Sei que parece chato e tudo mais, mas peço que façam um mutirão no ticket com as seguintes informações:

Provedor de internet:
Local: Estado/Cidade
Dia e Horário:
Localização no jogo:

Numero de vezes que o problema ocorreu:


Quanto mais pessoas enviarem a gente via Ticket, melhor para pegar todos e enviar a ESTsoft para análise dos grande lag que esta ocorrendo nos servidores.

Conto com a colaboração de todos!

att,

[GM] Cloudy

MarceloA
01-16-2014, 03:52 AM
aproveitando que o cloudy esta aqui, algum feedback sobre os eventos? Memorial/golem?

vlw

[GM] Fox
01-16-2014, 04:20 AM
aproveitando que o cloudy esta aqui, algum feedback sobre os eventos? Memorial/golem?

vlw

Oi Marcelo, to aguardando o feedback deles desde que reportei que os eventos não estavam sendo ativados no horário informado (de madrugada).

Até eu ja to ficando meio bravo com esta situação que não se ajeita logo @_@

Assim que tiver novidades volto a informar.

att,

[GM] Cloudy

Helbingen
01-16-2014, 05:55 AM
Coisa tá feia então ._.

zHaaLLs
01-16-2014, 02:21 PM
GM, me desculpa mas isso já foi feito, e outra, não é questão de horário de lag, ou coisa do tipo, pode té ter uns picos maiores, mas a questão é que o jogo tá com '' delay '', tá cheio de latência, tá horrível. Na boa, a Est não é nenhum pouco idiota pra fazer esse tipo de procedimento, EU ACHO né. Servidor local = Sem problemas. Mas fazer o que né? Sonho meu e só eu que reclamo. ;x